sexta-feira, 3 de junho de 2011

Review completo: Motorola XOOM WiFi e 3G (vs. iPad 2): - Showmetech.com.br (Blogue)

Após um bom período de testes, já podemos finalmente fazer as nossas considerações sobre o novo tablet com sistema Android à venda em território brasileiro: o Motorola Xoom. Para facilitar ainda mais a sua vida, ao logo do review apresentaremos comparações com seu principal concorrente, o iPad 2 da Apple. Veja abaixo:

Com corpo de alumínio e grande tela com Gorilla Glass (ultra resistente), o Xoom é possui um design clean e moderno. Dizer que ele é mais ou menos bonito que o iPad é apenas uma questão de preferência. Afinal, os dois são muito parecidos. Porém, ele perde pelo botão para ligá-lo, que fica na parte trazeira do aparelho, e por ser um pouco mais gordo que a nova versão do tablet da Apple.

A tela é um amplo display de 10.1 polegadas, sensível a múltiplos toques, de TFT com 16 milhões de cores (1280×800), ligeiramente maior que o iPad. A resposta ao toque é excelente e as cores são bem vivas. Porém, dois problemas que notamos: o display suja muito rápido com a gordura dos dedos e reflete com facilidade qualquer luminosidade ao seu redor (o que pode incomodar em ambientes muito iluminados).

O hardware é certamente o que mais chama atenção no Xoom. Ele possui um processador Tegra 2, Dual Core com 1Ghz de velocidade; 1GB de memória RAM e  32GB de memória interna (expansíveis para até 64GB com um cartão de memória).

As telas do sistema Android 3.0 Honeycom fluem com rapidez, mesmo quando você decide substituir o papel de parede tradicional por “Live Wallpapers”. O acesso aos aplicativos também é muito rápido. Notamos apenas alguns “bugs” e “glitches”, que sinalizam que a versão Honeycomb do Android ainda precisa de ajustes. Ambos o Xoom e o iPad 2 possuem processadores dual-core.

Navegar pela internet é muito agradável. Porém, alguns sites não são tão facilmente acessados ou adaptados ao seu uso, como já ocorre no iPad. Muitos sites não reconhecem o Xoom como tablet, e acabam por apresentar a versão mobile (mais pobre) do seu conteúdo. Esta é também é uma falha que deverá ser corrigida em breve.

Navegar por livros e revistas também é muito bom. Sensibilidade ao toque é essencial nestes casos, e o Xoom tem boa resposta. Porém, a maioria das revistas ainda está mais adaptada à tela dos iPads do que dos tablets Android. Este é um pequeno incômodo que também deverá ser resolvido em breve.

Importante: diferente do iPad, o Xoom já possui suporte nativo ao Flash da Adobe.

A câmera principal do Xoom tem 5.0 MP, com flash, para gravação de fotos e vídeos em HD (720p). Em nossos testes, chegamos à conclusão de que a qualidade é satisfatória (não serve para substituir sua câmera tradicional).

Quanto à vídeo-conferência, um ponto muito positivo: o Xoom faz com qualidade vídeo-chamadas via redes Wifi ou 3G para qualquer smartphone ou computador através de aplicativos como o GoogleTalk ou o Tango (desde que este dispositivos também suportem vídeo-conferências).

Lembrando: o Face Time da Apple se restringe à usuários de seus produtos, sob conexão Wi-Fi.

Aqui temos o calcanhar de aquiles do Xoom (e de qualquer outro tablet Android): a falta de aplicativos adaptados à ele. Os defensores do Android alegam que esta é uma falha temporária, que tende a se resolver com a chegada de mais tablets Android e com a maior adesão ao sistema por parte dos consumidores. Porém, é um fato: o Xoom fica muito atrás dos tablets da Apple neste quesito.

Outro ponto ainda a ser resolvido. O Xoom possui excelentes acessórios: capas protetoras, dock multimídia (para conexão com TV), e conecta-se a teclados e mouses bluetooth. Porém, ao menos em São Paulo, não encontramos nenhum destes à venda. Pelo menos até o momento, você vai passar por aquelas lojas de acessórios para iPhones e iPads, muito comuns em shoppings brasileiros, e verá que o seu Xoom ainda sai perdendo neste quesito.

Aqui eis um ponto muito positivo, especialmente se você comparar o seu Xoom ao seu antigo notebook. Ele tem muito mais horas de autonomia: 10 horas de uso e 14 dias em Stand-by, segundo as especificações da empresa.

Em nossos testes, vimos que estes 14 dias são um tanto utópicos. Porém, você pode deixar o seu Xoom em stand-by por 4 ou 5 dias, que ele ainda terá bateria quando você precisar. Bom, somente pelas 10 horas de uso direto, o Xoom já faz qualquer notebook passar vergonha, não é mesmo?

O Xoom brasileiro conecta-se às redes 3G e WiFi em sua versão mais completa, e apenas ao WiFi na versão mais simples. Ambos os modelos possuem conectividade BluetoothGPS e HDMI (sem necessidade de adaptador, Apple!). Futuramente, se a atualização 3.1 chegar ao modelo brasileiro, será possível conectar seu Xoom à HDs externos, Joysticks, teclados e mouses USB. Vamos torcer!!

PERIGO: diferentemente do modelo americano, oferecido pela Verizon (que já liberou a versão 3.1 para seus usuários), o Xoom brasileiro dependerá da boa vontade da Motorola para ser atualizado. Ou seja: prepare-se para esperar, e muito! É uma pena, mas a Motorola não sinalizou qualquer melhora neste quesito.

O Xoom pode ser encontrado nas lojas da Vivo, Fnac, Americanas, Submarino, dentre outras. Na loja da VIVO, o modelo 3G+Wifi custa R$ 1.799,00 (veja aqui). Em comparação, a versão 3G+Wi-Fi 64GB do iPad 2 custa R$ 2.599,00.

Imagem de Amostra do You Tube

Xoom (MZ605) – 3G (Vivo)

Primeiro tablet com sistema operacional android 3.0 no brasilProcessador dual core 1ghz, 1GB RAM

Características:
Principais Funcionalidades:

Amplo display 10.1? multi-touch, de tft com 16 milhões de cores (1280×800)Câmera de 5.0mp com flash, zoom, foco automático. grava vídeos com resolução hd (high definition) 720p (linhas). câmera frontal de 2mp para vídeo chatA-gps, bússuloa eletrônica, acelerômetro, giroscópio e barômetroWifi (wlan 802.11b/g/n), wi-fi hotspotReprodução de vídeos em full hd (1080p) e saída hdmiPush mail para gmail e exchangeServiços google integrados (gmail, google maps, navegação por voz, pesquisa por voz, youtube, gtalk com vídeo)Tablet somente com suporte a dadosAgenda de compromissosAgenda telefônica (pocisões variável de acordo com a memória disponível)Alarme/despertadorCalculadoraCalendárioDicionário interno t9 (texto preditivo – facilitador de entrada de texto)Bluetooth estéreoUsbWifi: wlan 802.11 b/g/nNavegador (browser) full htmlDisplay principal/interno (resolução: 1280×800 pixels)Colorido (número de cores: 16 milhões de cores)Câmera digital foto (resolução: 5.0mpixels)Zoom (número de vezes: 8x)Flash tipo: dual ledFoco automáticoVídeo (resolução: hd 1280×960 pixels)Câmera digital secundária com função webcamToques monofônicosToques polifônicosToques mp3MP3 player (mp3, aac, aac+, wma)Memória interna do aparelho: 32mb – 28mb disponível usuárioCompatibilidade com cartão de memória tipo (micro sd- após upgrade de software a ser disponibilizado)Capacidade máxima do cartão de memória (até 32gb)GPS

Especificações:

GSM GPRS EDGE (850/900/1800/1900 MHZ)WCDMA HSDPA 14.4 / HSUPA 5.76 (850/900/1900/2100)GPS

Dimensões do aparelho:

Comprimento (cm): 24,9Largura (cm): 16,8Espessura (cm): 1,29Peso (g): 700

Especificações da bateria:

Tipo de bateria: 24 w-hrDuração em conversação (horas): 10 horas de usoDuração em stand-by (dias): 14

Acessórios:

Bateria interna (não removível)CarregadorManual do usuárioCertificado de garantiaCabo de dados usb

Nenhum comentário:

Postar um comentário