domingo, 5 de junho de 2011

Corrida ao iPad 2 esgota nova versão - R7

publicado em 27/05/2011 às 19h33: Em uma loja, foram vendidos 40 tablets em uma hora e meia

Izabela Ventura, do Hoje em DiaCristiano Couto/Hoje em DiaCristiano Couto/Hoje em Dia Fila começou a se formar às 6h30


O lançamento do iPad 2 da Apple no Brasil aconteceu nesta sexta-feira (27), pouco mais de dois meses após o início das vendas nos Estados Unidos. Em Belo Horizonte, aficionados pela marca fizeram fila nas portas das duas autorizadas da Apple, no BH Shopping e no Diamond Mall.

Por volta das 6h30 já havia gente em frente à iPlace do Diamond Mall. E a loja só abre às 10h. O advogado Lourival Luiz Silveira quis garantir a novidade recém-lançada no país. Ele vai utilizar o aparelho no trabalho e em casa, para os momentos de descanso e descontração.

– O iPad é versátil: me permite armazenar arquivos de trabalho, músicas e aplicativos de diversão em um único aparelho.

Menos de uma hora depois do início das vendas, alguns modelos do iPad 2 já estavam esgotados na unidade. Para organizar o atendimento, apenas seis pessoas podiam entrar por vez, uma para cada vendedor. A gerência da unidade não revelou quantas peças foram colocadas à venda.

Já a administração da iPlace do BH Shopping divulgou os números: foram disponibilizadas 60 tablets para o lançamento. Em uma hora e meia de vendas, restavam apenas 20 no estoque. Segundo a gerente, Graziele Mansur, o perfil dos consumidores é majoritariamente de executivos.

Previsões de consultorias e institutos como o Gartner são de que o mercado de tablets chegue a 70 milhões de unidades vendidas até o final deste ano, contra 17,6 milhões, em 2010. Até 2014, os tablets deverão ocupar pelo menos 10% do mercado mundial de computadores.

Segundo o consultor de tecnologia e professor de comunicação social da faculdade Promove, Alan Alencar, os tablets viraram febre mundial porque conseguem uma mobilidade que até então era atingida somente com os notebooks.

– E a nova versão a Apple tem um processador mais avançado, é mais leve e confere um desempenho até nove vezes maior do que o modelo anterior.

Nesse segmento do mercado tecnológico, a Apple vai, gradualmente, dividir espaço com os concorrentes. Porém sua participação, em 2015, ainda vai ser de 47% do mercado mundial. O Google, com seu sistema operacional Android, terá 39% no mesmo período.

Vale lembrar que o Android, por enquanto, é a única solução para os fabricantes que não têm sistemas operacionais próprios.

A Samsung Eletronics, que já vende o Galaxy Tab no Brasil, é a que mais ameaça a hegemonia da Apple. Sua versão de 32GB custa aproximadamente R$ 1.600.

Já o Playbook da RIM (Blackbarry) deve ocupar a terceira posição neste ano, com 5,6% das vendas e será lançado no Brasil no próximo mês. Para completar a lista dos concorrentes do iPad 2, há o Xoom, fabricado pela Motorola, cuja versão de 32 GB custa cerca de R$ 1.899.

Nenhum comentário:

Postar um comentário